Há cerca de uma década, o agronegócio brasileiro tem se consolidado como o principal setor que sustenta a economia do País. Isso ficou confirmado, mais uma vez, com a recente divulgação do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) de 2015. Enquanto o PIB total nacional, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou uma retração de 3,8%, o da agropecuária cresceu 1,8% na comparação com 2014.
No caso dos dados do ano passado, a soma de toda a riqueza produzida pelo setor agropecuário alcançou a marca de R$ 263,6 bilhões. O IBGE aponta que o crescimento do agronegócio se deve principalmente ao desempenho da agricultura. Alguns produtos registraram aumento na produção, com destaque para as lavouras de soja (11,9%) e milho (7,3%). A cana-de-açúcar teve crescimento de 2,4%. Na pecuária, os abates de suínos cresceram 5,3% e os de frango subiram 3,8% em relação ao ano anterior.
Segundo dados de um estudo do Ministério da Agricultura, a média anual de crescimento do PIB da agricultura, tem sido da ordem de 3,8%. Tal expansão decorre, segundo analistas do setor, de um expressivo ganho de produtividade alcançado pela agricultura brasileira, resultado de uma verdadeira revolução que acabou por criar uma agricultura tropical inédita no mundo. Um dos indicadores desse avanço na produtividade é um dado histórico da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, apontando que a produção de grãos, que estava em 100 milhões de toneladas em meados de 1980, saltou para 209,5 milhões de toneladas na safra 2014/15. No mesmo período, a área plantada permaneceu praticamente a mesma.
Os ganhos de produtividade são um dos principais benefícios dos lançamentos que serão levados por mais de 800 marcas do Brasil e do exterior que estarão na Agrishow 2016 – 23ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a ser promovida entre os dias 25 e 29 de abril, no município de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O evento deve receber aproximadamente 160 mil visitantes, em uma área total de 440 mil m².