Máquinas e Inovações Agrícolas

Ouça: Senado aprova marco temporal para demarcação de terras indígenas

Projeto segue agora para sanção do presidente da República, que deve vetar

Senado aprova marco temporal para demarcação de terras indígenas. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Senado aprovou nesta quarta o projeto de lei que estabelece que os povos indígenas só têm direito às terras que ocupavam ou reivindicavam até 5 de outubro de 1988, data da promulgação da atual Constituição Federal, tese conhecida como marco temporal. Segundo informações da Agência Brasil e Agência Senado.

O projeto agora segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve vetar o projeto do marco temporal e devolver o texto ao Congresso, conforme fontes ouvidas pela colunista Roseann Kennedy, do jornal O Estado de S. Paulo. De acordo com as informações da colunista, com a decisão, Lula deixaria a base aliada do governo livre para derrubar o seu veto.

A proposta autoriza a exploração econômica das terras indígenas, inclusive com a contratação de não indígenas, desde que aprovada pela comunidade e com a garantia de promover benefícios à população local.Para o relator, senador Marcos Rogério, do PL, o projeto traz segurança jurídica ao campo.

Na última quinta-feira, dia 21, o STF decidiu que é inconstitucional limitar o direito de comunidades indígenas às terras ocupadas por seus povos em função da data em que a Constituição Federal passou a vigorar. Nesta quarta, os ministros da Suprema Corte voltaram a discutir pontos que ficaram pendentes de julgamento e validaram a indenização a particulares que adquiriram terras de “boa-fé”.

Os senadores contrários à tese do marco temporal criticaram a legalidade da proposta. A senadora Eliziane Gama, do PSD, afirmou que ele fere frontalmente os povos indígenas do Brasil, sobretudo aqueles que estão em situação de isolamento, ao permitir o acesso [a comunidades indígenas isoladas] sem critério de saúde pública, sem respeitar aquilo que está estabelecido hoje, diz a senadora.

——

E ainda:

Ouça:

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

 

Compartilhar