PIB da Agropecuária cresce 6,8% no segundo trimestre de 2026

Clarisse Sousa – O Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 1,9% no primeiro semestre de 2026, na comparação com o mesmo período de 2025, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (1º/9). A Agropecuária foi o setor que mais contribuiu para o resultado, com crescimento de 3,6%, seguida pela Indústria, com alta de 1,6%, e pelos Serviços, que avançaram 1,8%.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2026, o PIB nacional cresceu 0,5%. A Agropecuária novamente se destacou, com alta de 2,8%. Segundo Ricardo Moraes, coordenador de Contas Nacionais do IBGE, o resultado foi puxado pela produção de soja e café e pela pecuária, com destaque para aves e bovinos.

O desempenho positivo da Agropecuária foi influenciado principalmente pela produção agrícola. Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE), divulgado em agosto, culturas como soja e café apresentam estimativas de produção superiores às do ano passado, com avanços de 5,3% e 15,1%, respectivamente. O resultado também foi favorecido pela pecuária, enquanto culturas como arroz (-11,3%) e algodão (-6,7%) registraram queda na produção. A estimativa para o milho permanece estável em relação à safra anterior.

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Relacionados

Sorgo ganha mercado e pode dobrar área plantada no Brasil até 2035

Mato Grosso intensifica combate ao bicudo na reta final da safra de algodão

Produtor tem até 12 de novembro para pedir renegociação de dívidas