PIB da Agropecuária cresce 6,8% no segundo trimestre de 2026

Clarisse Sousa – O Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 1,9% no primeiro semestre de 2026, na comparação com o mesmo período de 2025, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (1º/9). A Agropecuária foi o setor que mais contribuiu para o resultado, com crescimento de 3,6%, seguida pela Indústria, com alta de 1,6%, e pelos Serviços, que avançaram 1,8%.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2026, o PIB nacional cresceu 0,5%. A Agropecuária novamente se destacou, com alta de 2,8%. Segundo Ricardo Moraes, coordenador de Contas Nacionais do IBGE, o resultado foi puxado pela produção de soja e café e pela pecuária, com destaque para aves e bovinos.

O desempenho positivo da Agropecuária foi influenciado principalmente pela produção agrícola. Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE), divulgado em agosto, culturas como soja e café apresentam estimativas de produção superiores às do ano passado, com avanços de 5,3% e 15,1%, respectivamente. O resultado também foi favorecido pela pecuária, enquanto culturas como arroz (-11,3%) e algodão (-6,7%) registraram queda na produção. A estimativa para o milho permanece estável em relação à safra anterior.

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Relacionados

Conab estima produção superior a 367 milhões de toneladas para a safra de grãos 2026/27

Semeadura do arroz irrigado alcança 32,82% da área prevista no RS

Brasil exporta 3,89 milhões de sacas de café em setembro, alta de 3,1%