Máquinas e Inovações Agrícolas

Produtor de mirtilos ganha em produtividade com soluções da Tomra

Empresa deu mais um grande passo à frente ao investir no sistema de seleção e classificação KATO260 e nas estações de enchimento CURO

Em apenas cinco anos desde o seu arranque, a Logofruits tornou-se o maior produtor de mirtilos em Portugal e um dos maiores da Europa. Além de cultivar e embalar fruta para redes de supermercados bem conhecidas no norte da Europa e na Espanha, a Logofruits também passou a prestar serviços de embalagem a atacadistas da América do Sul e da África do Sul. E a empresa continua crescendo: para a sua sexta temporada, em 2024, a produção na sua planta de embalagem perto de Alcácer, passará de um turno por dia para dois turnos por dia.

Esta história de sucesso em rápida evolução foi possível graças à visão e aos padrões exigentes do fundador e sócio-gerente da empresa, Lourenço De Botton. Embora Lourenço tenha começado com cautela, com um modesto terreno de 15 hectares, contou com uma visão de negócio a longo prazo. Depois de pesquisar os desafios e as oportunidades da indústria do mirtilo e de visitar outras plantas de embalagem para ver como realizam suas operações, chegou a duas decisões importantes.

Uma dessas decisões foi investir em equipamentos da TOMRA Food para que a embalagem de fruta para exportação pudesse ser feita internamente ao invés de contratar a terceiros. Em preparação para a temporada de 2023, foram instaladas soluções de última geração na planta de Alcácer em novembro de 2022: o sistema de inspeção e classificação de alta precisão KATO260, da TOMRA, com inteligência artificial LUCAi e dois sistemas de enchimento automático de bandejas, potes e caixas, TOMRA CURO.

A outra decisão importante foi possibilitada pela primeira: obter uma nova fonte de receitas usando também o equipamento da TOMRA para classificar e embalar mirtilos de empresas sul-americanas (do Chile e do Peru) e sul-africanas que queriam vender na Europa. A localização da Logofruits em Alcácer, no distrito de Setúbal, 95 quilómetros a sul de Lisboa, está convenientemente perto das principais autoestradas e dos portos de exportação de Setúbal e Sines. A parcela de 15 hectares foi rapidamente aumentada para 90 hectares. Depois, foi adquirido um segundo terreno de 70 hectares mais perto de Lisboa para aumentar a produção da empresa e a época de colheita.

“Esperamos que a procura continue aumentando nos próximos anos, mas também esperamos que seja cada vez mais difícil para os pequenos produtores. Cada vez mais, este vai ser um segmento à escala industrial, com o controle de custos tornando-se ainda mais importante do que já é. Isto significa que a tecnologia é um dos fatores mais importantes para a nossa empresa – não só no campo, mas também nas nossas instalações de embalagem. Avaliamos exaustivamente o mercado e as várias soluções técnicas disponíveis antes de investir em equipamento. Esta pesquisa mostrou que existia uma grande sintonia entre as visões da Logofruits e da TOMRA”, explica Lourenço. Quando questionado sobre a utilidade das soluções da TOMRA, ele responde sem hesitar: “Elas mudam o jogo.”

O diretor de Embalagem da Logofruits na fábrica de Alcácer, Miguel Silva, confirma. “Antes de adquirirmos estas máquinas, estávamos enviando quase toda a nossa fruta para os nossos parceiros na Holanda, para ser embalada para os diferentes mercados europeus. Em Portugal, embalávamos apenas os produtos para o mercado interno, e o fazíamos manualmente. Com o novo equipamento, ganhamos o controle da qualidade dos nossos produtos e o poder de estipulação dos preços. Podemos controlar a qualidade até ao mais ínfimo detalhe. Com o KATO, podemos classificar por tamanho, nível de maciez e forma – entre frutas mais redondas ou mais ovais. Isto eliminou os problemas de rejeição de produtos pelos clientes. Reduzimos as rejeições quase a zero. Podemos satisfazer as especificações individuais de cada cliente, colocando exatamente a fruta que queremos em cada palete e caixa. Com a CURO 12 e 16, podemos fazer múltiplos formatos, atendendo duas encomendas distintas ao mesmo tempo.”

“A qualidade dos nossos produtos é agora excelente e fiável, o que aumentará ainda mais a nossa reputação e as nossas vendas. Podemos agora satisfazer as necessidades de mercados que não conseguíamos antes, abrindo também as portas a novas vendas. A nossa relação com a TOMRA é forte. Existe uma grande parceria que nos ajudará a continuar avançando”, finaliza Lourenço.

 

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