“Analisando o histórico das participações do Bradesco na Agrishow, posso afirmar que o número de propostas em termos de valores em 2013 foi muito acima do registrado em 2012. Esse resultado reflete o comportamento do agronegócio brasileiro e o fato de a Agrishow ser a maior feira do setor agrícola do Brasil, fator que estimula atingirmos um volume de negócios grande“, informa o diretor do departamento de empréstimos e financiamentos do Bradesco, Osmar Roncolato Pinho. Segundo ele, o carro chefe das operações na foi o Programa BNDES de Sustentação do Investimento (PSI), responsável por 90% das propostas.
A Cooperativa de Produtores Rurais (Coopercitrus), de Bebedouro (SP), participou pela segunda vez da Agrishow em um estande de 3,5 mil m² com 45 parceiros e faturou R$ 250 milhões na comercialização de insumos, máquinas e implementos agrícolas e itens do autoatendimento, novo modelo de comercialização dos produtos do Shopping Rural na feira. A Coopercitrus faturou em sua primeira participação na feira, em 2012, R$ 110 milhões, alcançando um crescimento nesta edição de 127% em seu faturamento em relação ao ano passado. A Cooperativa levou 18 mil cooperados, dos quais 20% ainda não conheciam a feira, sendo que 8 mil eram pequenos e médios produtores.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) divulgou que o Feirão Mais Alimentos encaminhou negócios na Agrishow na ordem de R$ 63 milhões por agricultores familiares. Tratores e implementos foram os itens que mais despertaram o interesse do segmento, que também realizou pedidos de equipamentos de armazenagem. Para o coordenador do Mais Alimentos, Marco Antônio Viana Leite, isso mostra que a participação da agricultura familiar nas feiras tecnológicas está se consolidando a cada dia. “Este ano tivemos uma participação maior do setor na Agrishow. O segmento está reconhecendo este é também um espaço para a agricultura familiar, que está usando mais tecnologia”.
A Agrishow sediou ainda a 14ª Rodada Internacional de Negócios, promovida pelo Programa Brazil Machinery Solutions, que gerou nas empresas brasileiras participantes a expectativa de que para os próximos meses mais de 55 negócios sejam realizados, tendo totalizando mais de US$22 milhões. O evento proporcionou cerca de 300 contatos entre fabricantes brasileiros de máquinas e implementos agrícolas e compradores estrangeiros trazidos pelo Programa. Ao todo participaram 25 empresas brasileiras, as quais contataram compradores da Romênia, Rússia, Nicarágua, Cazaquistão Moçambique, Panamá, Malauí, Guatemala, Botsuana, Ucrânia, Zimbábue e Zâmbia.