Máquinas e Inovações Agrícolas

Saiba como funciona um trator agrícola e seus componentes

Especialista lista os componentes básicos e como funciona o trator agrícola, um equipamento indispensável no campo para o produtor rural

por Joel Alves* – Você sabe como funciona um trator agrícola? A revista Máquinas & Inovações Agrícolas publica com certa frequência miniaulas sobre a estrutura e o funcionamento dos diversos componentes desses equipamentos. Além de aspectos essenciais sobre manutenção preventiva relacionados aos tratores.

A ideia, com essas publicações,  é rever e reforçar informações básicas, porém valiosas para que o agricultor possa aumentar a eficiência de sua máquina, aplicar os cuidados de manutenção e garantir uma vida útil maior para o seu equipamento e para obter uma operação mais segura.

TV MIA: conheça os indicadores do painel para operar o trator

Quanto mais se conhece a máquina, maior é o aproveitamento obtido e menores são os riscos de danos, quebras e também de acidentes.

Neste texto, vamos destacar os conjuntos mecânicos básicos que constituem o trator: motor, transmissão e os sistema de direção, de freios, hidráulico e de três pontos.

A seguir, apresentamos uma visão geral de cada item:

Motor

Origem da força, o motor de combustão interna normalmente utiliza como combustível o óleo diesel.

Transmissão

Transmite a força do motor até as rodas e tomada de força. É constituída basicamente por embreagem, caixa de marcha, redutores, diferencial e semieixos ou ponta de eixo. Além de transmitir força, possibilita a sua interrupção e alteração, bem como mudança de rotação. No caso de tratores é sempre aumento de força e diminuição de rotação.

Sistema de direção

Possibilita a dirigibilidade da máquina. É onde o operador executa de forma permanente o comando para controle do trajeto.

Sistema de freios

 É o responsável pela parada ou diminuição de velocidade do trator. Saber parar um veículo em movimento é muito mais importante do que fazer deslocar. Do ponto de vista de segurança é o principal sistema do trator.

Sistema hidráulico

É o recurso que comanda os diversos implementos. O uso da força hidráulica é cada vez mais frequente no maquinário e nos tratores, tal recurso é de fundamental aplicação nos tempos atuais.

Sistema de três pontos

Trata-se de um dispositivo para acoplar os implementos. É um conjunto de braços e hastes reguláveis que possibilitam o acoplamento dos diversos implementos de uso agrícola.

Os conjuntos de motor e transmissão também são identificados como trem de força ou conjunto propulsor.

Agora que você aprendeu o básico sobre como funciona o trator agrícola, leia mais sobre esse equipamento:

Saiba quais são os cuidados essenciais para a manutenção do trator
Trator agrícola pequeno: um aliado compacto do produtor rural
Trator novo ou usado? Veja as melhores dicas para não errar na escolha
8 dicas para escolher o trator ideal para a sua propriedade
Guia rápido: saiba quais são os 10 melhores tratores agrícolas
Entenda sobre a distribuição de peso no trator – traseira/dianteira

*Joel S. Alves é instrutor nas áreas de Operação e Manutenção de Máquinas e Implementos Agrícolas e Rodoviários

Compartilhar