Máquinas e Inovações Agrícolas

Taitra apresenta tecnologia taiwanesa para agricultura

Seminário TaiwanTech Agri & Food, realizado em Campinas (SP), reuniu expositores taiwaneses e brasileiros com o objetivo de apresentar os serviços que podem ser aplicados no Brasil e firmar novos acordos bilaterais

Neste mês, produtores e empresários brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer as novas tendências e tecnologias para agricultura inteligente e tecnologia de alimentos em evento organizado pelo Taiwan Trade Center do Brazil (Taitra), principal organização de promoção comercial de Taiwan. O Seminário TaiwanTech Agri & Food, realizado em Campinas (SP), reuniu expositores taiwaneses e brasileiros com o objetivo de apresentar os serviços que podem ser aplicados no Brasil e firmar novos acordos bilaterais.

Segundo Sandra Shih, diretora da Taitra Brazil, “Taiwan é considerada hoje a porta de entrada para o mercado asiático e o Brasil é um dos maiores produtores do mundo, com um potencial único para o comércio nos setores agrícola e alimentício. Além de oferecer nossos produtos, estamos dispostos a contribuir para a implementação de serviços modernos e inteligentes no Brasil para esses dois setores”.

Paulo Silveira, sócio-diretor do FoodTech Hub Brasil, fez uma apresentação sobre como a inovação está transformando a indústria de alimentos no Brasil. Segundo o executivo, “o setor de alimentos é um dos mais representativos do Brasil, sendo o que mais gera empregos e também o segmento que representa a maior fatia do PIB nacional, correspondendo a 10,6%. Além disso, é um importante fornecedor do mercado asiático, exportando cerca de 43% para essa região”.

Segundo Giovanni Gabas Coelho, gerente de projetos no Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), há muitas possibilidades para Brasil e Taiwan no comércio bilateral. “Taiwan possui uma forte indústria em tecnologias que podem ser aplicadas no campo, especialmente em pequenas propriedades, que compõem 70% dos estabelecimentos no Brasil. Já o Brasil possui grande produção de matérias-primas agrícolas, que são largamente importadas por Taiwan, como cereais, ovos e café.”

Durante o evento, os expositores trouxeram ainda detalhes sobre o calendário das feiras de negócios realizadas no País asiático, focando em cinco eventos programados para 2022 e 2023, o que pode gerar oportunidades para empresários brasileiros, cuja participação é possível como visitantes ou expositores.

Dois exemplos são as feiras Kaohsiung Food Show e Ásia AgriTech, programadas para outubro e novembro de 2022, respectivamente. O primeiro evento é dedicado a produtos agrícolas (carne, laticínios, peixe e condimentos) e alimentos industrializados (congelados e preparados, desidratados, produtos de panificação, confeitos e biscoitos).

A Ásia AgriTech Expo e Forum é um grande evento que reúne o setor agrícola e as cadeias produtivas da aquicultura, pecuária e indústria de congelados. Os organizadores dessa feira estimam reunir 250 expositores de mais de 20 países e receber mais de 18 mil visitantes profissionais de 30 nacionalidades diferentes.

Tecnologia taiwanesa desponta no mercado

Taiwan é reconhecida mundialmente como uma ilha de alta tecnologia, cuja indústria é referência por sua excelência em produtos e equipamentos de alta precisão, automação e IoT (Internet of Things) – inclusive na área de agricultura e indústria de alimentos. Um dos projetos mais recentes de sucesso taiwanês é de grande interesse para o Brasil: o uso de drones para monitorar o crescimento e a saúde das plantações de café.

Por meio das informações levantadas pelos drones, é possível reunir dados sobre animais, plantas, bactérias e vírus existentes nas plantações para, assim, criar um banco de genes. Em seguida, os dados são transformados em blockchain para que os compradores acessem o mercado de café e tenham informações transparentes e estratégicas para tomar suas decisões.

O projeto foi desenvolvido pela Taiwan UAS Development Association, instituição de ensino de drones em Taiwan, em parceria com a Asia Rainforest Conservation Association, que tem como foco a conservação florestal da Ásia. Este é um exemplo de como a tecnologia está transformando a agricultura, viabilizando agroflorestas, trazendo mais controle ao processo produtivo e aumentando a produtividade.

O potencial do comércio bilateral Brasil – Taiwan

Em 2021, segundo dados da Organização Mundial do Comércio (OMC), Taiwan atingiu a impressionante 16ª posição do ranking global de comércio exterior, melhor posição em 16 anos e uma acima do resultado obtido em 2020. No ano passado, o País teve US$ 446,4 bilhões em exportações e US$ 381,5 bilhões em importações, combinando um comércio total de US$ 827,9 bilhões. O Brasil, ainda segundo a OMC, ocupou a 25ª posição do ranking global de exportações, com US$ 281 bilhões.

Atualmente, de acordo com dados do Ministério da Economia do Brasil, o comércio entre Brasil e Taiwan ultrapassou a marca de US$ 4 bilhões em 2021 – sendo o saldo das operações positivo para Taiwan em cerca de US$ 1,3 bilhões, no mesmo período. Tecnologia é um dos carros-chefes nas importações brasileiras.

Todavia, focando em produtos agrícolas, o Brasil está à frente de Taiwan no comércio bilateral. Em itens da cesta agrícola, o total de exportações brasileiras atingiu pouco mais de US$ 862 milhões em 2021, contra US$ 18,5 milhões das importações vindas do País asiático.

Entre os produtos agrícolas brasileiros com maior participação estão sementes e frutos oleaginosos, grãos, sementes e frutos diversos, plantas industriais ou medicinais. Na mesma categoria, a parcela taiwanesa tem como principais produtos peixes e crustáceos, moluscos e outros invertebrados aquáticos.

Sobre a Taitra

Fundado em 1970, a Taiwan Trade Center (Taitra) é a principal organização de promoção comercial de Taiwan. Sem fins lucrativos e patrocinada por organizações governamentais e industriais, a entidade contribui para que empresas possam expandir seu alcance global. Com sede em Taipei, a Taitra tem uma equipe de mais de 1.300 especialistas e realiza atividades de potencialização de comércio exterior com 63 filiais em todo o mundo, incluindo a Taiwan Trade Center do Brazil.

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