Máquinas e Inovações Agrícolas

Tecnologia facilita a vida no campo durante pandemia

Softwares de controle à distância da produção animal, inteligência artificial para pecuária, nanopartículas com alto potencial desinfetante e antisséptico são algumas das soluções disponíveis

 

No contexto atual, o abastecimento dos supermercados é uma das maiores preocupações da população. Assim como em diversos segmentos do setor produtivo do país, o agronegócio enfrenta dificuldades com o agravamento da crise do coronavírus. Com as medidas para tentar conter o avanço da doença, a rotina dos agricultores teve que mudar e, com isso, o modo com que fazem a gestão da cadeia produtiva e realizam o comércio de suas mercadorias.

Para auxiliar na gestão de produção e qualidade nas propriedades rurais, a Vertical Agronegócios da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) reúne uma série de empresas de tecnologia que facilitam a vida no campo e, neste cenário, desaceleram os impactos da Covid-19 — as chamadas agtechs. As soluções desenvolvidas no grupo variam entre os segmentos da agricultura, da bovinocultura de leite e de corte, da avicultura, da suinocultura e de softwares e hardwares que auxiliam na gestão e produtividade de propriedades rurais — gerando o aumento no controle de qualidade de produtos. São também ferramentas e plataformas tecnológicas que permitem controle à distância da produção animal.

“Nós, como empresas de tecnologia, já vínhamos desenvolvendo soluções para a área agrícola. Porém, nesse momento de crise, temos mais que a obrigação de auxiliar os produtores na continuidade da produção de alimentos, independente do problema. Aproximar soluções tecnológicas ao agronegócio certamente irá minimizar os impactos do isolamento social no setor, além de criar novas possibilidades de inovação, resultando em um cenário pós pandemia mais resiliente e produtivo no Brasil”, explica Juliane Lemos, diretora de Vertical Agronegócios.

Conheça algumas soluções que podem auxiliar o dia a dia do produtor agropecuário durante e após a pandemia:

NanoScoping Soluções em Nanotecnologia

Testando alguns dos seus produtos contra a Covid-19, a NanoScoping atua no desenvolvimento de ativos nanotecnológicos para o mercado agro-veterinário — soluções que consistem em pequenas partículas que contêm princípios capazes de penetrar as camadas mais profundas da pele dos animais. No atual cenário, a linha de ativos antimicrobianos de origem natural, com alto potencial desinfetante e antisséptico, pode ser incorporada em produtos destinados à produção animal e vegetal, visando tanto a higienização animal como a limpeza de equipamentos e utensílios, instalações e outros ambientes.

Sistema Mais Leite

Com as medidas de isolamento social decretadas para combater o avanço do coronavírus, o Mais Leite, software para gestão de informações da pecuária leiteira, implementou um canal de comunicação entre empresas de laticínios e produtores, o chamado “Muuunique”. A solução assume a função de um técnico virtual, sendo proativa na detecção e análise de informações e enviando imediatamente alertas e notificações aos gestores, técnicos e produtores, permitindo o compartilhamento rápido e prático de informações. Assim, a inteligência artificial do Mais Leite possibilita a prestação de assessoria pela equipe dos laticínios e cooperativas, fazendo com que produtores recebam suporte técnico de forma remota, sem necessidade de uma visita presencial.

Plataforma JetBov de Gestão para Pecuária de Corte

Seguindo os mesmos princípios de gerenciamento remoto, a JetBov desenvolve tecnologia completa de gestão para fazendas da bovinocultura de corte. Sua solução permite gerenciar todas as etapas de produção no setor: a cria; a recria; a fase de engorda, tanto à pasto  como no confinamento; a gestão financeira e os estoques e custos do trabalho. A coleta de dados no campo é feita de forma off-line e funciona integrada aos dispositivos de identificação de radiofrequência (RFID) e às balanças eletrônicas, podendo assim acompanhar as atividades dos funcionários mesmo à distância, diminuindo a necessidade de contato presencial e movimentação pelas instalações.

LotsApp 

A Lotsapp é uma solução que auxilia cooperativas e agroindústrias a coletar e compartilhar as informações de seus lotes, acompanhando toda a trajetória — desde o produtor rural até o recebimento. Em tempos onde a mobilidade de equipes está comprometida, o produto permite a criação de checklists que minimizam o risco de quebra de cadeia, de modo a otimizar o processo e diminuir o tempo de resposta aos problemas que surgirem.

PecSmart

As tecnologias da PecSmart, desenvolvedora de Inteligência para a produção 4.0 de suínos e aves, fornecem de forma automatizada insights que ajudam na identificação do melhor momento para redução de custos, para melhoria da eficiência e para intervenção no manejo e na logística. Dados como peso médio; ganho de peso diário; uniformidade do lote; sanidade respiratória; ambiência e comportamento são disponibilizados 24 horas por dia, durante sete dias por semana, de forma 100% remota. Assim, permitem que o produtor não tenha a necessidade de lançar dados no sistema ou que o técnico precise visitar a propriedade, garantindo menos contato social neste período de isolamento.

Agriness

Com uma plataforma inteligente para produção animal e uma metodologia criada para aceleração de produtividade nas granjas de suínos, a Agriness atua com o objetivo de impulsionar a prosperidade no campo. Neste momento de crise, a empresa criou um ambiente virtual de trabalho que possibilitou a manutenção completa de todos os serviços e do atendimento aos clientes e parceiros, garantindo a proteção da saúde e do bem estar de todo o time.

ManejeBem

A ManejeBem, desenvolvedora de software para assistência técnica agrícola, garante com suas soluções o acesso rápido à informação pelos agricultores e uma escala de trabalho aos profissionais de campo. Com o ManejeChat, aplicativo de bate-papo virtual, é possível registrar os atendimentos técnicos e acompanhar os indicadores sócio-agro-ambientais por meio de um painel que oferece ao usuário visualizações rápidas dos dados. Além disso, a solução garante assistência técnica agrícola remota, otimiza o serviço de empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATERs) públicas e privadas, bem como de gestores de cooperativas ou agroindústrias, e promove inteligência para a tomada de decisão no campo, visando um desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.

Fonte: Dialetto
Compartilhar