Máquinas e Inovações Agrícolas

Terra Nascente implementa melhorias na compostagem

Com vistas a otimizar a aplicabilidade do TN Organic Multi (fertilizante orgânico composto classe “A”) pelo produtor rural, a Terra Nascente Fertilizantes começou o ano de 2021 promovendo melhorias no seu processo de compostagem. Com investimentos de aproximadamente R$ 1,1 milhão, a unidade de negócio do Grupo Katayama adquiriu um novo equipamento, feito sob encomenda, para atender as necessidades da empresa: uma peneira elétrica rotativa.

A nova peneira, de grande porte, garante o beneficiamento de 80 a 110 toneladas de produto por hora e o rendimento do processo depende principalmente da umidade da mistura.

Segundo Rafael de Melo Sousa, Supervisor Técnico Comercial da Terra Nascente Fertilizantes, com o aprimoramento do processo de compostagem, a aplicabilidade do fertilizante orgânico proporcionará ao produtor rural maior rendimento operacional e melhor desenvolvimento de suas culturas, já que o produto final traz uma qualidade física superior e refinada, sem traços de impurezas, é rico em matéria orgânica, macro e micronutrientes, ácidos fúlvicos e húmicos e livre de patógenos e propágulos de ervas daninhas. “Sendo assim, temos a segurança de entregar ao cliente um composto eficiente, com excelentes características biológicas, físicas e químicas, que certamente resultará em aumento de credibilidade e incrementos às nossas vendas.”

A formulação

Para otimizar o desempenho da nova peneira rotativa e o processo de compostagem, a Terra Nascente Fertilizantes realizou uma alteração na formulação do composto orgânico, substituindo a fonte de carbono utilizada, isto é, o bagaço de cana-de-açúcar (que era misturado ao esterco das galinhas poedeiras) pelo cavaco de madeira (do eucalipto) no processo de compostagem. “O cavaco de madeira tem tamanho maior, que proporciona maior aeração da leira, permitindo um aquecimento mais acelerado e, consequentemente, maior liberação de vapor d’água durante o processo de compostagem. Além disso, no momento do beneficiamento, o cavaco não obstrui as frestas da tela da peneira”, explica o supervisor.

O novo sistema rotativo é capaz de processar 100% da matéria-prima e o reaproveitamento do cavaco chega próximo a 80%. E mais: esse rejeito possui todos os micro-organismos agregados, enriquecendo ainda mais a produção do fertilizante naturalmente. A Terra Nascente Fertilizantes projeta receber cerca de 70 mil toneladas de dejetos de aves da Katayama Alimentos este ano.

Fonte: Terra Nascente Fertilizantes
Compartilhar