Tomra Food lança campanha com dicas para enfrentar a pandemia

A Tomra Food lançou uma campanha de informações online voltada para gerentes de fábrica, de produção e qualidade e engenheiros de processo. A ideia é explicar como as tecnologias de classificação mais recentes e de última geração podem ajudar a resolver os problemas operacionais que foram causados ou agravados pelos efeitos econômicos da pandemia.

O fechamento forçado de lojas e restaurantes de fast food e as restrições de bloqueio impostas em muitas nações afetaram os hábitos de compra de alimentos dos consumidores. Como as pessoas cozinham com mais frequência em casa, a demanda no varejo por vegetais de todos os tipos – frescos, congelados e enlatados – aumentou significativamente.

Para uma indústria que geralmente mede o crescimento das vendas em um dígito, essa é uma grande diferença. Consequentemente, muitos processadores se encontram sob uma pressão sem precedentes para melhorar a produtividade e aumentar o rendimento. Ao mesmo tempo, no entanto, eles devem resistir a apressar os produtos na linha tão rápido que a qualidade do produto possa ser comprometida. Mas nem todos os processadores possuem as tecnologias ou recursos humanos para gerenciar isso.

Em outro desafio, as dificuldades de longa data de recrutamento e retenção de mão de obra pioraram à medida que as cargas de trabalho dos processadores aumentaram. Proibições de viagens internacionais bloquearam o acesso de trabalhadores sazonais, e relatos de surtos de COVID-19 em fábricas de processamento de alimentos desencorajaram as pessoas locais de aceitar esse tipo de trabalho. Isso é particularmente desafiador para empresas de estilo antigo que dependem de pessoas que olham para as correias transportadoras da linha para remover materiais estranhos e produtos imperfeitos.

O terceiro desafio, para proteger os trabalhadores de surtos futuros, é que os processadores estão tendo que introduzir medidas de distanciamento social e fornecer aos trabalhadores equipamentos de proteção individual. Isso aumenta a inconveniência e o custo de realizar manualmente as tarefas de linha que podem ser mecanizadas e automatizadas. E mesmo quando as restrições de viagem forem suspensas e os temores sobre o COVID-19 passarem, a mão-de-obra continuará escassa. A maioria dos trabalhadores não qualificados nas nações desenvolvidas prefere a segurança do emprego permanente a contratos sazonais, enquanto os trabalhadores manuais nas nações em desenvolvimento podem cada vez mais escolher entre os tipos de trabalho mais desejáveis.

E é para ajudar em todos esses desafios que a Tomra Food lançou uma campanha de comunicação, destacando as capacidades de classificação óptica e máquinas de descascamento a vapor, combinadas com “startup” e suporte técnico remoto, quando os processadores de vegetais precisam deles mais do que nunca.

Campanha

Ashley Hunter, vice-presidente sênior e chefe da Tomra Food Sorting, comentou: “Nossas tecnologias podem abordar os desafios causados ou intensificados pela pandemia COVID-19. As sofisticadas máquinas de classificação de hoje podem reduzir a dependência do trabalho manual, maximizar a capacidade da linha e processar grandes volumes de vegetais, 24 horas por dia, se necessário, garantindo a segurança e qualidade dos alimentos. Nestes tempos de provação, agora é mais importante do que nunca que os processadores de vegetais estejam cientes dessas capacidades”.

Alguns classificadores, como o Sentinel II da Tomra, estão localizados no recebimento da linha de processamento. Esses pré-classificadores evitam que grandes materiais estranhos cheguem à linha, como roedores, cobras e sapos, além de pedras, plástico e vidro. Outros classificadores, como o Tomra 5B, estão posicionados mais adiante na linha de produção, onde podem realizar uma variedade de tarefas: detectar ervas daninhas, incluindo datura tóxica e plantas de beladona; remove até mesmo os menores fragmentos de materiais estranhos; e identifica hematomas ou descoloração na casca do vegetal – o tipo de imperfeição que, se passasse para a bandeja do produto, desestimularia os compradores a fazer a compra e que poderia se tornar viral rapidamente na mídia social e causar danos comerciais.

Outra vantagem importante dessas máquinas, conforme desta a empresa, é seu papel emergente na digitalização de linhas de produção, que estão se tornando conectadas e controláveis remotamente, com coleta e análise automatizada de dados. A capacidade de adquirir, analisar e agir rapidamente sobre os dados está permitindo que os parâmetros da máquina sejam definidos e personalizados com níveis de precisão.

Os usuários dessas máquinas também se beneficiam do suporte remoto online através dos Serviços Tomra, para minimizar o número de pessoas que acessam as plantas de produção: demonstração remota de novas tecnologias, suporte remoto durante a instalação e inicialização das linhas de produção e suporte remoto em caso de problemas técnicos.

Os processadores de vegetais são convidados a saber mais sobre as maneiras como a Tomra Food pode ajudá-los, durante a crise do COVID-19 e muito mais, entrando em contato com a empresa e visitando o site da empresa para ver os conselhos compartilhados no blog na sessão de notícias.

Fonte: Tomra Food

Related posts

CNA atua para ampliar acesso dos produtores a recursos do Funcafé

FPA destaca oportunidades para o produtor com o mercado de carbono

SP investe R$ 32 milhões em novo centro para produção de hidrogênio verde