Máquinas e Inovações Agrícolas

Treinamento enfatiza boas práticas agrícolas e produção sustentável 

Syngenta, FAEMG (Federação de Agricultura do Estado de Minas Gerais), SENAR/MG, FAEB (Federação de Agricultura do Estado da Bahia), SENAR/BA e a Embrapa Milho e Sorgo uniram forças para realizar um extenso e robusto treinamento com foco prioritário em boas práticas agrícolas e manejo consciente, dirigido aos técnicos, instrutores (da área de Aplicação de Defensivos e Manejo Integrado de Pragas e Doenças) e supervisores dos programas de ATeG (Fruticultura, Olericultura, Superação Brumadinho, Cafeicultura e Agronordeste), bem como do Café + Forte, que prestam apoio a produtores rurais de Minas Gerais e Bahia.

Intitulado de Boas Práticas Agrícolas na Produção Integrada, o evento aconteceu na primeira semana de agosto e contou com a disseminação de conhecimento e experiência de técnicos e instrutores das organizadoras, além da participação de integrantes do projeto Café + Forte da FAEMG e outros convidados das instituições.

O objetivo do encontro foi promover uma atualização e o alinhamento com os profissionais, enfatizando as melhores práticas agrícolas para uma lavoura sustentável, que integra desde a compra dos produtos até o descarte correto das embalagens vazias. Esta foi a primeira fase da atualização, com conteúdo exclusivamente teórico. Em um segundo momento, quando for viável e seguro para todos os participantes, será realizada a parte prática, de forma presencial.

Entre os temas de destaque, estavam a questão entre “risco x perigo” no uso de defensivos agrícolas, os cuidados com a saúde humana, tecnologias de aplicação, tratamento de sementes, a importância dos polinizadores, manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas, e o processo regulatório de registro de produtos.

Para Virginio Gonçalves, técnico agrícola da Embrapa Milho e Sorgo, o curso abordou temas relevantes para o avanço em direção a uma agricultura mais sustentável ambiental e economicamente. “Os palestrantes apresentaram os temas de maneira muito clara e prática. Sabemos que o formato das práticas agrícolas está evoluindo rápido, buscando eficiência e menor impacto ao meio ambiente. O treinamento foi de grande valia para ficarmos alinhados às novas técnicas e à forma de pensar que devemos seguir, a fim de alcançar o que o futuro da agricultura aguarda de nós”.

As parcerias fazem o agro

Segundo Valter Brunner, Diretor de Business Sustainability LATAM da Syngenta, parcerias deste tipo são fundamentais para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. “Sem união de forças de toda a cadeia, o agronegócio não se realiza. Temos neste treinamento uma parceria muito frutífera entre entidades e empresas representativas do agro, todas empenhadas em promover a capacitação, segurança das pessoas e resultados sustentáveis no campo”, destacou.

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo, Lauro Guimarães, destacou que a sustentabilidade na agricultura se transformou na atualidade. “A inovação trouxe outros elementos para que agricultor possa produzir com qualidade. São novos elementos, como os insumos biológicos usados para melhorar o desenvolvimento de plantas, para fazer o controle de pragas, trazendo maior sustentabilidade, agregando valor aos produtos e à imagem da agricultura”.

Roberto Simões, presidente do Sistema FAEMG, também ressaltou a importância das parcerias, cujo propósito final é beneficiar o produtor. “Promovemos, em parceria com a Syngenta e a Embrapa Milho e Sorgo, um encontro para trocarmos informações sobre boas técnicas e práticas na produção integrada, com o objetivo de aumentar a produtividade no campo, cada vez mais importante e indispensável nesse mercado altamente competitivo”, avaliou.

Para Humberto Miranda Oliveira, Presidente do Sistema FAEB/SENAR, o treinamento fortaleceu ainda mais a missão da entidade de capacitar seus técnicos, que passam constantemente por programas de qualificação. “A parceria com a Syngenta, naturalmente, facilitou ainda mais a chegada das informações atualizadas, melhorando cada vez mais o serviço que é prestado por nossas equipes aos produtores rurais, principalmente na utilização dos insumos pelo produtor. Uma parceria onde todo mundo ganha”, destacou.

O Coordenador de Programas do Sistema FAEB/SENAR, Ricardo Cunha, completou afirmando que o evento foi um “divisor de águas”, pois permitiu aos participantes atualizar os conhecimentos já aplicados em campo. “Os técnicos puderam assimilar novas tecnologias, e serão capazes de difundir o aprendizado adquirido nas mais diversas regiões de atuação, com as preocupações em relação a normas de segurança em atendimento à legislação, com os conhecimentos sobre as tecnologias de aplicação, a extrema importância do manejo integrado de pragas e, acima de tudo, em respeito ao ser humano e ao meio ambiente”. É a voz do produtor rural nas discussões sobre políticas públicas para o setor, participando também da construção de instrumentos importantes para o segmento, além de capacitar e profissionalizar a mão de obra rural.

Fonte: Syngenta, FAEMG (Federação de Agricultura do Estado de Minas Gerais), SENAR/MG, FAEB (Federação de Agricultura do Estado da Bahia), SENAR/BA e a Embrapa Milho e Sorgo

 

Compartilhar