Produtos no mercado. A gama LL da italiana Casella é constituída por 5 modelos que contam com motor a diesel para a recuperação da mangueira e para os movimentos hidráulicos. O mecanismo hidráulico supervisiona o cilindro de suporte do timão, o levantamento/abaixamento das rodas do carro e a ancoragem no solo das estacas. Graças a um motor hidráulico, a pequena torre pode girar 360°. Os modelos da gama LL podem ser implementados com painéis eletrônicos que regulam os parâmetros de funcionamento, especialmente a velocidade de re-enrolamento do carretel. Podem ser equipados com irrigador a jato de controle eletrônico para a inversão automática e telecomando a infravermelhos de grande capacidade. O painel, com tela touch screen, é abastecido por painéis solares.
A linha GHC Ferborain do fabricante Ferbo, também italiano, difere-se pelos irrigadores a carretel com mangueira de polietileno entre 125 e 150 mm de diâmetro e até 650 m de comprimento. O re-enrolamento do carretel é feito por uma turbina montada em eixo único com a transmissão de quatro marchas, enquanto o painel eletrônico, abastecido por painéis solares, comanda a velocidade de re-enrolamento. Já o circuito hidráulico responde pelo levantamento do pé de suporte posicionado no timão de reboque e das rodas, a rotação completa da pequena torre porta- -carretel, o acionamento das estacas de ancoragem no solo e o levantamento do carrinho onde está o irrigador. O esvaziamento da mangueira é feito por um compressor acionado pela tdp a 540 rotações/min. do trator. Para conferir mais resistência a corrosão, a estrutura do carro e do carrinho porta-irrigador e as partes internas de passagem da água são de perfilados metálicos zincados.
A gama Magnum, modelo de ponta da RM Irrigation, é caracterizada por uma estrutura de 4 rodas, munida de balanceiro amortecedor que confere estabilidade maior à máquina durante o transporte em estradas irregulares. As mangueiras são de polietileno, em combinações a partir de 120 mm de diâmetro e comprimento de 800 m, até Ø 150 mm e comprimento de 600 m. Para garantir mais resistência às flexões laterais durante o re-enrolamento da mangueira, as bobinas do carretel são de chapa de aço. Em particular, o modelo Magnum Xjm possui grupo de bomba a motor, eixo duplo a balanceiro, transmissão dupla com correia no diâmetro externo do carretel e esvaziamento mediante compressor acionado pela tdp a 540 rotações/min. do trator. O levantamento do pé de suporte do timão, das rodas e a ancoragem no solo mediante as estacas posteriores, assim como a rotação completa da pequena torre, são feitos hidraulicamente.
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