Máquinas e Inovações Agrícolas

Como escolher o pneu certo para melhorar o desempenho da máquina

Especialista ensina a escolher o pneu certo para potencializar o rendimento do maquinário agrícola e reduzir os custos da produção

Pneus grandes, com sulcos enormes, são frequentemente associados a equipamentos agrícolas. O que pouca gente sabe, no entanto, é que existem muitos tipos de produtos disponíveis no mercado, cada um com a sua especificação e correta utilização. Saber escolher o pneu certo, assim como a utilização correta e a manutenção, faz toda a diferença, principalmente no custo operacional de diversas culturas.

A mecanização do trabalho no campo vem aumentando consideravelmente, principalmente em um país como o Brasil, que ao lado de China, Estados Unidos, Índia e Rússia, é um dos maiores do mundo quando o assunto é agropecuária. Com isso, o mercado oferece uma enorme gama de maquinários e veículos agrícolas, que possuem suas especificações no que diz respeito a peças e também nos pneus.

Projetados para uso nas condições mais adversas do ambiente rural como lama, pedras, terra solta, poeira e terrenos irregulares, os pneus agrícolas geralmente possuem uma banda de rodagem robusta e profunda, que proporcionam mais tração e aderência.

Eles também podem ter um padrão de banda de rodagem em zigue-zague, que ajuda a evitar que a lama e a sujeira fiquem presas e possuem uma carcaça mais resistente do que a dos pneus convencionais, o que ajuda a evitar danos e desgaste prematuro.

Além disso, os pneus agrícolas estão disponíveis no mercado em vários tamanhos, desde pequenos, que são utilizados em equipamentos de jardinagem, até pneus enormes usados em máquinas de grande porte. A escolha do tamanho adequado do pneu depende do tipo de equipamento, da carga e do terreno em que será usado. Existem diversos tipos de pneus agrícolas, cada um projetado para atender a uma necessidade específica. Veja a seguir quais são principais tipos, para escolher o pneu certo para a sua produção:

Pneus diagonais convencionais (R-1)

São os mais comuns usados em tratores e colhedoras agrícolas. São projetados para fornecer tração em solo macio e lama e apresentam uma banda de rodagem com sulcos profundos e abertos.

Pneus radiais (R-1W)

São projetados para fornecer uma maior área de contato com o solo, o que resulta em melhor tração e menor compactação do solo. Eles têm uma banda de rodagem mais larga e sulcos mais profundos do que os pneus diagonais convencionais.

Pneus de pulverização (IF/VF)

São projetados para suportar cargas pesadas em solos macios ou frágeis, enquanto minimizam a compactação do solo. Eles são feitos com materiais mais resistentes e podem ser inflados com menos pressão do que os pneus convencionais.

Pneus para transporte (FLOT)

São projetados para uso em implementos agrícolas que precisam se deslocar por estradas ou rodovias. Eles têm uma banda de rodagem mais lisa e são projetados para suportar maiores velocidades.

Pneus de tração (R-2)

São projetados para uso em condições de solo molhado e lamacento, proporcionando uma melhor tração e estabilidade em terrenos difíceis.

Pneus para pulverizadores (IF/VF)

São projetados para uso em pulverizadores agrícolas, suportando maior capacidade de carga. Eles têm uma banda de rodagem com barras mais largas e são projetados para minimizar a compactação do solo e reduzir os danos às plantas.

Pneus para implementos (R-4)

São projetados para uso em implementos agrícolas que precisam se deslocar em solos firmes ou pavimentados. Eles têm uma banda de rodagem mais compactas e são projetados para suportar maiores velocidades e minimizar a vibração.

De acordo com o Ezequias Távora, coordenador agrícola da DPaschoal, um equipamento que não esteja operando com os pneus corretos e em condições regulares podem sofrer uma evidente queda no desempenho, oferecer riscos à segurança de seu operador, além de desgastes, comprometendo a durabilidade e gerando custos inesperados.

“Saber escolher o pneu certo e estar atento aos cuidados com a manutenção são as formas mais simples de manter o funcionamento adequado dos veículos agrícolas. Cada tipo de maquinário tem um pneu específico, assim como o tipo de solo onde estará em operação”, diz, Távora.

Além disso, segundo ele, o pneu tem uma pressão de inflação correta, que varia de acordo com a capacidade de carga da máquina agrícola e do implemento. “É fundamental consultar a recomendação do manual do fabricante para escolher o pneu certo e calibrar em função da carga utilizada, de forma que o equipamento faça menor pressão sobre o solo, causando menor compactação e, assim, não prejudicando o desenvolvimento da lavoura, com reflexo na produtividade e, é claro, o custo final da cultura”, completa o especialista.

Távora explica que o ideal é que a medição da pressão dos pneus seja realizada semanalmente e sempre antes de iniciar a operação, armazenar o pneu em local adequado e de maneira correta. evitando armazená-los montados e com contato com água, graxa ou óleos e de motores elétricos, pois eles liberam ozônio que danifica seu material.

“De acordo com as resoluções dos setores competentes, os sulcos dos pneus não devem ter profundidade inferior a 25% da sua profundidade total. Por isso que dizemos que a correta utilização dos pneus no maquinário agrícola tem forte impacto no custo final dos produtos”, indica Ezequias.

Além destes pontos, o especialista aponta também que se observe a correta aplicação do pneu, levando em consideração o tipo de solo e o serviço que será executado.

“Em solos secos, são mais comuns o uso de pneus R-1 para tração, enquanto que, para solos argilosos e úmidos, são indicados os R-1W. Nos solos alagadiços, comuns em plantios de arroz, no sul do país, são indicados os R-2, que possuem garras mais profundas”.

Quanto ao tipo de serviço, Távora salienta que algumas atividades exigem pneus mais largos, com baixa capacidade de lonas e baixa pressão de inflação, ideais para cargas menores. Em contrapartida, existem situações que exigem pneus com alta capacidade de carga e alta pressão de inflação para poder exercer a tração requerida.

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