A agricultura de precisão é um exemplo desse movimento. Ela utiliza tecnologia de sensoriamento remoto e análise de dados para mapear variações do solo, da umidade e de outras condições que afetam o crescimento das plantas. Assim, é possível aplicar fertilizantes, pesticidas e outros insumos de forma precisa, maximizando a produtividade e reduzindo desperdícios.
[private]
Drones e robôs agrícolas também vêm se tornando uma realidade para executar tarefas como mapeamento de campos, irrigação, aplicação de defensivos e colheita. A inteligência artificial, por sua vez, será cada vez mais utilizada para prever o clima e o tempo, avaliar o crescimento das plantas e identificar problemas.
As máquinas e os equipamenos em geral incorporam esses avanços, gerando inúmeros benefícios para a agricultura moderna, incluindo aumento de produtividade, redução de custos, melhoria da eficiência e a sustentabilidade para produzir alimentos mais saudáveis e de alta qualidade, o que deve ser evidentemente celebrado.
Um dos desafios para incorporar tanta novidade útil é o acesso a recursos e financiamentos, daí a importância de iniciativas governamentais, como o Plano Safra, que deve ser anunciado em breve. As expectativas são grandes em relação ao volume de recursos a ser disponibilizado e às condições em geral e aos juros especificamente.
Seguimos acompanhando tudo de perto para manter nossos leitores sempre bem informados. A propósito, estamos ampliando as nossas ações e oferecendo novas opções de assinaturas da edição impressa e de contéudos exclusivos em nossas plataformas digitais. Informe-se, atualize-se e produza mais e melhor.
Um grande abraço!
Equipe Editorial
redacao@bmcomm.com.br
[/private]