A opinião de fabricantes e revendedores é quase unânime quando se analisa as vantagens e os desafios para a realização de bons programas de treinamentos disponibilizados para as concessionárias de máquinas agrícolas. É incontestável o fato de que a capacitação de técnicos, operadores, vendedores, gestores e até de clientes finais alavanca os resultados nos negócios. Por outro lado, durante os treinamentos, as revendas precisam montar esquemas que permitam afastar os funcionários das suas tarefas cotidianas e ainda arcar com custos de deslocamento até o local de realização dos cursos. Além disso, mesmo superando essas questões (por exemplo, com a aplicação de cursos on-line), há muitas vezes dificuldade para encontrar mão de obra qualificada capaz de acompanhar as aulas e colocar o aprendizado em prática.
Mário Eduardo Merchan Giaxa, coordenador de pós-vendas da Agritech Lavrale, fabricante de tratores e cultivadores motorizados – conhecidos popularmente como microtratores – em Indaiatuba (SP), afirma que, entre os mecânicos mais jovens, existe um giro (turnover) elevado, e muitos não permanecem no mercado. Na outra ponta há profissionais nas redes com muitos anos de profissão e que precisam ser reciclados. “Para esses, temos de pensar em mudanças nos treinamentos, até mesmo para acompanhar os avanços das máquinas”, diz. Entre as novidades, estão dois cursos lançados recentemente: um sobre cabines de tratores de pequeno porte e outro para eletricistas.