A um toque. Já no campo de maquinários, o Grupo AGCO, que comercializa máquinas agrícolas das marcas Challenger, Fendt, Massey Ferguson e Valtra, disponibiliza no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa um sistema de telemetria chamado de AGCOMMAND para plataforma iOS. O aplicativo direcionado a smartphones e tablets da Apple melhora o desempenho das máquinas em campo, agiliza e facilita trabalhos de manutenção preventiva, evitando assim perdas de produtividade.
O aplicativo, cujo download pode ser feito gratuitamente, por portadores de iPhones/ iPads que tenham adquirido ou não o sistema de telemetria, oferece uma versão demonstrativa para os produtores que desejam conhecer o sistema e sua efetividade nas lavouras. “O lançamento do AGCOMMAND repercutiu bastante no mercado de maneira geral, uma vez que dá uma condição de monitorar a distância das máquinas e suas operações no campo”, destaca Niumar Dutra Aurélio, coordenador de marketing de produto ATS Massey Ferguson.
Além disso, o sistema permite gerar relatórios que podem identificar, quantificar e endereçar problemas de logística e operação. O programa ainda possibilita determinar parâmetros de operação e ajustar alertas por mensagem de celular, caso o equipamento trabalhe fora destas pré-determinações. “Em muitas ocasiões, os empresários rurais estão em outros estados. Também é uma forma de o produtor ter um contato direto e em poucos segundos tomar decisões, sem distorções do que ocorre e sem atraso.”
O aplicativo apresenta uma solução de trânsito de informações via rede sem fio, fornecendo dados valiosos tanto para produtores quanto para as concessionárias, de modo que estas possam ajudar os produtores a otimizar suas operações. Com mais de 13 novas características no serviço principal de telemetria, o programa inclui novas funções específicas para enfardadoras, beneficiando produtores de feno e forragem. O serviço de telemetria AGCOMMAND está disponível como opcional para tratores e equipamentos de colheita e aplicação das marcas Challenger, Massey Ferguson e Valtra.
Com o lançamento, em novembro de 2012, pela plataforma iOS para comercialização, a companhia informa que o Brasil ocupa o segundo lugar em números de downloads deste aplicativo, atrás apenas dos Estados Unidos. Por razões estratégicas, o número de acesso e o market share da marca não são revelados.
Leia também: Opções para otimização da produção na lavoura