• Newtec

Especialista responde 7 dúvidas sobre a aplicação de defensivos agrícolas

Saiba qual o momento certo e como evitar falhas na pulverização, entre outras questões, para realizar uma correta aplicação de defensivos agrícolas

Especialista responde 7 dúvidas sobre a aplicação de defensivos agrícolasA pulverização é uma importante etapa no ciclo produtivo. Se realizada de maneira incorreta, pode resultar em desperdício de insumos e comprometer a produtividade da lavoura. Lucas Zanetti, gerente de Marketing de Produto da Massey Ferguson, esclarece as principais dúvidas sobre a pulverização e explica como fazer a aplicação de defensivos agrícolas corretamente em prol da eficiência, produtividade e sustentabilidade na produção:

1. Momento certo para a pulverização:

A aplicação de defensivos agrícolas tem de ser preventiva e ter um alvo (praga, planta daninha ou doença) definido previamente. Também é fundamental atentar-se à janela correta, visto que cada tipo de alvo possui um período específico para controle e ultrapassá-lo pode afetar produtividade.

2. Falhas na pulverização:

A utilização correta das pontas de pulverização, conforme o alvo e o produto a ser aplicado, evita que as gotas se dispersem com o vento ou temperatura.

Por exemplo, no caso de defensivos sistêmicos que agem diretamente na fisiologia da planta, podem ser usadas pontas que forneçam gotas um pouco maiores, diminuindo o risco de deriva – quando o produto não atinge o alvo desejado.

Novo permeâmetro pode revolucionar a avaliação de água nos solos

Já para produtos de contato, o indicado são pontas que forneçam gotas menores para proporcionar uma área de cobertura maior, e aqui o cuidado com deriva deve ser maior.

Além disso, é necessário fazer o preparo correto da calda, seguindo a sequência de colocação e mistura dentro do tanque; realizar a manutenção e calibração do equipamento.

3. Condições adequadas para a aplicação de defensivos agrícolas:

É importante verificar as condições meteorológicas antes de pulverizar, considerando o vento entre 2 km/h e 10 km/h, a umidade relativa do ar acima de 55% e a temperatura abaixo de 30°C.

4. Pulverização em áreas de difícil acesso:

Tecnologias embarcadas em pulverizadores, como transmissão e capacidade de redutor, facilitam a entrada em áreas de difícil acesso. Aviões ou drones também podem ser usados nessas aplicações. O importante é que a operação seja realizada para evitar que pragas e doenças se espalhem para o restante da lavoura, prejudicando a produtividade.

5. Pulverização noturna:

Apesar de ser uma opção devido às condições climáticas geralmente mais favoráveis, é preciso ter cuidado com o orvalho e a umidade alta durante a noite, que eles podem lavar o produto recém-aplicado nas plantas.

Além disso, tecnologias embarcadas nos pulverizadores, como faróis de LED, contribuem para uma melhor visibilidade e segurança do operador durante a pulverização noturna e evitam perdas.

6. Uso do piloto automático:

Cada vez mais presente na pulverização, essa tecnologia substitui barras de luzes para demarcar as áreas já aplicadas, evitando sobreposições e falhas na operação, resultando em eficiência, redução do uso de insumos e aumento da sustentabilidade.

7. Escolha do pulverizador:

Mais do que saber como fazer a aplicação de defensivos agrícolas, é essencial saber qual tipo de equipamento é o ideal. Para isso, é preciso considerar o tipo de área em que será utilizado.

Se o terreno possuir uma topografia irregular, é necessário optar por um equipamento com boa capacidade de tração e tecnologia adequada para atingir essas áreas.

Também é importante verificar o tamanho da máquina. Tanto um dimensionamento inadequado quanto a incapacidade de entrar na lavoura no momento certo, devido à tração e à topografia, podem causar atrasos. Estudos têm demonstrado perdas significativas de produtividade devido a aplicações tardias, chegando a até sete sacos por hectare.

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Deixe um comentário

Leia mais

  • Bucher Hydraulics
  • rokim Portal Maquinas Agricolas
  • rokim Portal Maquinas Agricolas
  • Bucher Hydraulics

Empresas parceiras do jornalismo agrícola de qualidade

O Portal Máquinas Agrícolas é uma plataforma integrada de informação, conhecimento e serviços sobre mecanização e inovações agrícolas.

 

Rua Félix de Sousa, 305
04612-080 – São Paulo – Brasil
Telefone: +55 (11) 5042-5260

Newsletter

LOCALIZAR NOTÍCIA NO PORTAL

© BMComm | Portal Máquinas Agrícolas  ::: Site desenvolvido por Código 1 TI

Assine nossa Newsletter