No mercado. Na Europa, especialmente na Itália, os fabricantes de scrapers são em número limitado. Só não faltam pequenos artesãos que trabalham principalmente com arrozais, onde estes equipamentos são bem conhecidos desde os tempos dos tratores hothead.
A italiana Fontana Srl propõe os SCR, uma ampla gama de scrapers com capacidades entre 5 e 17 m³ (até 20 m³ cheio). Dimensionados generosamente, os diversos modelos contam exclusivamente com um cilindro de grandes proporções para o abaixamento do tanque na fase de carregamento, enquanto outros dois cilindros traseiros providenciam o esvaziamento, revertendo o caixote para a frente. Sob encomenda, o portão dianteiro pode ser de comando hidráulico. É possível instalar um mecanismo a laser, acoplado nas partes hidráulicas do trator ou mesmo em um equipamento autônomo com eletroválvulas de controle. O carrinho posterior padrão é de duas rodas, exceto o modelo 280E de 10 m³, que tem quatro. Alguns modelos são certificados para transitar na estrada e estão equipados com sistema de freio pneumático ou hidráulico e sistema de iluminação regulamentar (que, além disso, é de série também nos modelos não certificados).
A Montefiori Snc, também da Itália, oferece scrapers de 1,5 a 17 m³, com uma massa a vácuo do modelo mais espaçoso, o DF320, de cerca de 12.000 kg, caracterizado por uma frente de trabalho de 3,2 m, para acoplar a tratores de 350-600 CV de potência. A série apresenta especialmente um mecanismo de descarga inovador, que estabiliza a espessura da camada de terra descarregada: na prática, um cilindro hidráulico dianteiro regula a altura da terra do caixote também na fase de carregamento, enquanto outro cilindro traseiro, caracterizado por um notável alongamento da haste, empurra o tanque para a frente, descarregando, assim, a terra gradualmente. Se no trator não estão disponíveis os três distribuidores hidráulicos necessários (é preciso, de fato, providenciar também o comando do portão dianteiro) é possível montar uma válvula de desvio sequencial, que faz com que se acione o cilindro traseiro apenas quando o portão dianteiro está completamente aberto.
O fabricante Mara Laser é titular da marca Novak, e seu catálogo é composto por scrapers de 6 a 13 m³ de capacidade. A estrutura possui uma junção central, controlada por uma engrenagem de cilindros hidráulicos, para regular a profundidade de carga. Ao mesmo tempo, o sistema permite levantar o caixote, facilitando o esvaziamento da parte dos cilindros traseiros. O modelo 4-LSPI (aprovado para a circulação na estrada pública) de 3 m de largura de trabalho e 3,5 m de tamanho total é o top da linha; o caixote é de 11 m³ (13 m³ no topo). A massa total a vácuo é de 5.200 kg. Há disponibilidade de controle a laser da profundidade. Tal modelo é acoplado paralelamente.
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