Home Manutenção Antes do período da safra, correias devem ser checadas para evitar problemas
0

Antes do período da safra, correias devem ser checadas para evitar problemas

0
0

Unknown

Revisar correias de tratores e colheitadeiras é fundamental para evitar paradas repentinas.

Os produtores agrícolas devem ter especial atenção com alguns componentes na hora da manutenção de tratores e colheitadeiras para não ter dificuldade em época de safra. “Para manter a produtividade em alta é preciso alguns cuidados com a manutenção dos equipamentos”, afirma Paulo Acosta, gerente comercial da TVH-Dinamica.

Um dos itens que devem ter uma atenção especial são as correias. O bom funcionamento de máquinas e motores depende, e muito, da qualidade e do estado de conservação das correias utilizadas; uma vez que sofrem diversos tipos de esforços para transmitir a potência no acionamento da máquina agrícola

A recomendação é fazer a manutenção preventiva de tratores e colheitadeiras, conforme instruções do fabricante, para assegurar a garantia útil de seus componentes.

Ao efetuar a troca, é recomendável conferir o tensionamento das correias e analisar o alinhamento de polias. “Quando desalinhadas podem causar desgaste prematuro nas correias”, esclarece Paulo. Esticadores também devem estar regulados.

Quando as correias funcionam em pares ou em conjuntos, não é recomendável o uso de correias novas com correias velhas, pois a correia nova será sobrecarregada. O ideal, portanto, é realizar a reposição do jogo de correias por completo e não parcial. Por exemplo: Na colheitadeira, quando houver a quebra da correia primária da tração, existe a necessidade de trocar a correia secundária da tração também, evitando assim a sobrecarga na correia nova.

Outro ponto importante a ser considerado, se tratando de correias, é o contato destas com algum tipo de óleo, graxa ou solvente. Estes fluídos podem danificar a borracha e ocasionar sua quebra, colocando em risco a máquina e uma colheita bem sucedida, uma vez que a máquina ficará parada para reparos. Por isso, verifique a presença de qualquer vazamento durante as revisões e previamente ao início da safra.

Em linhas gerais, cuidados básicos e simples com as correias podem resultar numa economia considerável, aumento do tempo de vida útil e maior rendimento da máquina. Após períodos de colheitas ou antes de iniciar a safra, é bom observar o estado das correias e substituí-las quando comprometerem o rendimento da máquina.

A TVH-Dinamica possui em seu portfólio mais 250 tipos de correias, de alta performance e durabilidade, com aplicações em diversas máquinas, como Massey Ferguson, Valtra, John Deere e New Holland.

Possui as já consolidadas marcas próprias Bepco e Tractorcraft, além das demais marcas de mercado.

Entre em contato conosco em: https://bit.ly/2tZwH4i

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *