Em tempo real. Os clientes da Lindsay, que fabrica e instala conjuntos de pivôs para irrigação, também dependem das revendas para os serviços de manutenção, apoio e substituição de peças. O gerente de marketing da empresa, Fernando Ribeiro, enfatiza, porém, que os processos estão muito automatizados, com sistemas de irrigação controlados por meio de smartphones, tablets ou outros tipos de dispositivos. Ele se refere mais especificamente ao FieldNET, um aplicativo de gerenciamento integrado que pode ser instalado em dispositivos móveis e permite a observação remota dos equipamentos em tempo real.
“Com o uso do aplicativo no smartphone, por exemplo, o produtor rural tem acesso de qualquer lugar, e a qualquer momento, a tudo o que acontece nos equipamentos dele, se estão operando normalmente ou não. Se houver algum problema, o nosso cliente consegue acionar uma equipe técnica com mais rapidez. Como a revenda também tem acesso ao sistema, no caso de falha, o alerta irá soar nas duas pontas. Daí, eles poderão se falar para acertar a melhor maneira de solucionar o problema”, conclui Ribeiro.
O esforço de todos se concentra em reduzir as eventuais paradas de máquina e, assim, evitar prejuízos de altas somas que, evidentemente, aborrecem o cliente-usuário e impactam diretamente a imagem que se tem do equipamento e da sua marca.