Transporte pesado. O caminhão pesado Trakker, da Iveco, testado por mais de cinco milhões de quilômetros, passou por algumas adaptações para o severo transporte realizado dentro da indústria agrícola e, particularmente, de cana-de- -açúcar. Segundo Marcello Motta, diretor de Plataforma e Desenvolvimento de Produto, a geração Ecoline do veículo tem o sistema SCR que, por meio do uso do Arla 32, reduz emissões de poluentes, além de transmissão automatizada (preferida no Brasil), novas opções de entre-eixos e a cabine-leito. “Em termos gerais, não houve uma tropicalização, mas sim o acréscimo de diferenciais, enquanto os principais detalhes do projeto são os mesmos em todos os mercados globais em que a companhia atua”, diz.
O Trakker possui motor FPT Cursor 13 com potências de 440 e 480 cavalos. A aplicação desses mecanismos se dá por meio da transmissão ZF de 16 marchas, manual ou automatizada (na versão Eurotronic), com acionamento por teclas no painel. “Com software ‘inteligente’, a caixa escolhe a marcha certa para cada situação, sem escalonamento. É possível sair de terceira para quinta, sem a passagem pela quarta marcha, uma vantagem em terrenos de relevo irregular ou pontuados por aclives. Além disso, o software garante que o motor funcione sempre na faixa econômica, reduz o desgaste da embreagem e melhora o nível de ruído”, afirma Motta.