Destacado, mas seguro! Geralmente na agricultura se pensa que o perigo, quando percebido, existe apenas na fase de trabalho. Não é bem assim: há riscos potenciais também em outros momentos. Em particular, as estatísticas indicam que a operação de encaixe e desencaixe dos equipamentos é uma delas, inclusive a sua disposição em repouso.
Trabalhar com segurança requer, antes de tudo, cuidadosa escolha do lugar onde efetuar o destacamento da operadora: para evitar movimentos indevidos ou, pior ainda, tombamentos, a superfície identificada deve ser horizontal e com pavimentação regular. Para os reboques, e os equipamentos a eles acopláveis, antes de remover o pino de junção, é necessário verificar se o aparelho de freio de estacionamento, quando houver, foi inserido corretamente. Trata-se de dispositivos mecânicos ou automáticos, neste último caso de acionamento negativo, isto é, que agem nos freios em caso de falha na pressão de fluido de serviço, ar ou óleo hidráulico.
Se for preciso estacionar o reboque em terreno inclinado, é fundamental aplicar também os calços trava-roda. O mesmo procedimento se aplica à roda do pé de apoio, sempre quando houver; em alternativa, é necessário dispô-la no sentido perpendicular às rodas principais.
O pé com o câmbio. A versão manual é a mais simples do pé de apoio e, justamente por isso, parece não haver nada que possa torná-la mais prática e eficiente. Mas não é bem assim: o fabricante italiano Simol se destacou pela inovação apresentada em 2012 no Concurso Novidades Técnicas da feira internacional de máquinas agrícolas EIMA, na Itália. Em particular, trata-se de pés mecânicos instalados em equipamentos pesados, que possuem redutor para diminuir drasticamente o esforço do operador. No entanto, sua baixa velocidade de movimento prolonga ainda mais o tempo dedicado à operação, para a qual geralmente se tentou reduzir sua amplitude, efetuando um levantamento parcial, ou, pior, estendendo apenas em parte o pé, interpondo entre a chapa de base e o terreno um pedaço de madeira ou outros espaçadores postiços. Em ambos os casos, a estabilidade da máquina torna-se perigosamente precária. A solução da Simol insere nas engrenagens do redutor um simples câmbio de velocidade a alavanca, que permite a adoção de uma velocidade de alta extensão no trajeto sem carga, podendo, entretanto, sucessivamente “reduzir a marcha” quando o pé se apoia no chão e começa a suportar a carga do equipamento, mantendo o esforço físico nos níveis razoáveis.