Cilindros hidráulicos. Um formidável impulso à praticidade de uso dos pés de apoio foi dado pela introdução dos cilindros hidráulicos, que dispensam qualquer esforço do operador. Os modelos mais simples são constituídos por um cilindro de efeito duplo fixado no timão; na extremidade inferior (geralmente na haste) está soldada uma robusta chapa que evita o risco de afundamento em terrenos bem macios. Para evitar danos à haste, às vezes todo o cilindro fica contido em uma gaiola de proteção, frequentemente constituída por um simples tubo de aço.
É conveniente que o atamento entre o cilindro e a máquina ocorra por meio de suportes, que confirmam uma ágil troca do pé de apoio, quando danificado. Já o cilindro é, na maioria das vezes, soldado diretamente no timão. Trata-se, nesse caso, de uma solução simples e econômica, mas de custos mais elevados em caso de substituição.
O cilindro hidráulico deve ser conectado a um distribuidor do trator, munido de válvula de trava para evitar queda indevida do timão em caso de ruptura dos tubos. Se no reboque já estão previstas outras utilidades hidráulicas (por exemplo, o viramento do plano de carga ou a abertura das bordas), para permitir o seu acoplamento também a tratores com poucos distribuidores, é preferível obter o fluxo hidráulico mediante válvulas de comando manual que realizam o desvio, e que estão montadas na armação do equipamento.
Também existem dispositivos de movimentação hidráulica mais complexa, com estrutura metálica encaixada com dobradiça à operadora comandada por um cilindro colocado obliquamente: trata-se de soluções adotadas exclusivamente em equipamentos rebocados, como carregadores, guindaste-aranha etc., que devido aos pés de apoio aumentam a estabilidade dinâmica na operação normal da máquina, e não apenas em situação de repouso.