Equipamentos cada vez mais sofisticados e atividades ininterruptas no campo exigem dos fabricantes de máquinas agrícolas e seus revendedores um planejamento para atender os clientes a qualquer momento, incluindo sábados, domingos e feriados. O telefone ainda é o principal meio de contato para que os usuários possam encontrar alguém da fábrica ou da rede de concessionários capaz de prestar assistência. No entanto, algumas empresas já começam a investir em sistemas automatizados mais modernos, que podem até ser acessados por aplicativos em smartphones e tablets.
“A gente sabe que a máquina trabalha no sistema 24 por 7 e pode quebrar a qualquer momento. Para atender esses clientes que trabalham 24 horas, implantamos um rodízio de técnicos que permanecem disponíveis pelo telefone celular”, esclarece Alexandre Landgraf, gerente de treinamento para a América do Sul da AGCO.
Ele revela, porém, que a grande aposta da empresa é na difusão de informações sobre suas máquinas para o maior número possível de profissionais, incluindo técnicos da rede de concessionários, funcionários dos próprios clientes e até promovendo cursos em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). De acordo com Landgraf, a filosofia de trabalho da AGCO é promover o conhecimento em todos os canais disponíveis para os clientes. “Quanto mais gente puder consertar nossas máquinas, mais em funcionamento elas estarão. Além disso, temos sempre o suporte disponível para os revendedores.”
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