Os Steyr Kompakt Ecotech. Essa nova série de tratores Steyr Kompakt Ecothech inclui três modelos que conferem versatilidade máxima, para um uso específico em empresas pecuaristas. Comercializados desde o início de 2013, são equipados com uma nova cabine de piso plano, munida com um cômodo banco para o passageiro. Os motores são fornecidos pela FPT, do Grupo Fiat, e possuem 4 cilindros common rail com turbocompressor de 3.400 cm³ de cilindrada.
O modelo menor da gama é o 4085 Kompakt, que fornece potência máxima de 86 cv (63 kW) a 1.900 rpm, além de uma engrenagem máxima de 351 Nm a 1.500 rpm, enquanto o médio (4095 Kompakt) desenvolve respectivamente 99 cv (73 kW) e 407 Nm; já a versão top é representada pelo Kompakt 4105, de 107 cv (79 kW) de potência máxima e 444 Nm de engrenagem máxima.
A solução escolhida do FPT para atender a conformidade ao Stage III B em termos de redução das emissões poluentes é o uso da tecnologia EGR resfriado com a adição de um DPF (filtro antiparticulado) e de um DOC (catalisador de óxidos). O nome da gama, “kompakt”, se encaixa bem a meios de dimensões contidas: 2,56 m de altura (com cabine e pneus traseiros com medida de 16.9 R30), 3,9 m de comprimento total e raio de giro de apenas 4 m são, na verdade, suas credenciais.
Outras características evidentes na série são o mecanismo hidráulico de centro aberto com bomba de 48 l/min de capacidade (em opção pode vir montado com o Megaflow de 64 l/ min), acoplado ao levantador traseiro com capacidade máxima de 3.500 kg e a disponibilidade de série da tomada de potência (tdp) de injeção eletro-hidráulica, com velocidades de 540 e 1.000 rpm (e como adicional, sob encomenda, aquelas 540 ECO e sincronizada).
Amplas possibilidades de escolha para a transmissão: no pacote básico vem proposto um câmbio 12+12 marchas com inversor mecânico, que pode chegar a 20+12 com a adição do “creeper”. Em opção, essa última combinação pode ser enriquecida seja com o “Power Shuttle” seja com o “Hi-Lo”, a um total de 24+24 marchas. A velocidade máxima de projeto é de 30 km/h (40 km/h como opcional) alcançáveis em torno do regime máximo do motor.